Como agregar valor às ações no setor de eventos

Conectar público e marcas de maneira criativa através das experiências é um importante diferencial para o sucesso de um projeto

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Em minha trajetória profissional no setor de eventos, uma das dúvidas comuns que recebo é qual a principal diferente que existe entre preço e valor. Ao longo dos projetos que desenvolvi e dos clientes que atendi, entendi de forma clara que o preço se refere exatamente aquilo que se paga, ou seja, ao componente financeiro, enquanto o valor é aquilo que se recebe, e esse recebimento pode ser tanto tangível quanto intangível.

Para entender com mais clareza essa ideia, podemos pensar em um casamento, por exemplo. O orçamento da festa deverá incluir despesas tradicionais como roupas, aluguel do espaço e a contratação de um show. Isso é o custo financeiro, o preço do evento. Entretanto, toda a emoção de vivenciar um dos mais importantes rituais contemporâneos ao lado da pessoa amada, dos familiares e amigos e no cenário escolhido, se traduz como o verdadeiro valor daquele momento. E isso, sem sombra de dúvidas, não tem preço.

Para os profissionais e empresas que realizam eventos, é importante entender essa diferença. Atualmente, os clientes e participantes não buscam apenas o resultado imediato, ou seja, os consumidores querem vivenciar experiências que tragam benefícios concretos para sua jornada de vida. E a melhor forma de proporcionar isso é agregando valor real aos eventos e ações. Esse é o tema da nossa coluna. Boa leitura!

O participante como o verdadeiro protagonista

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Neste ano o The Town reuniu os apaixonados por música de todo o Brasil. Ano que vem, será a vez do Rock in Rio que promete uma edição histórica do evento que já um ícone mundial. Embora, em ambos os casos, alguns dos maiores nomes do universo artístico internacional e nacional sejam destaques, o grande protagonista dos shows é o público que empresta sua emoção para fazer das apresentações musicais eventos únicos e inesquecíveis.

Por isso, no momento de elaborar um projeto ou ação, é fundamental encontrar formas de elevar os participantes ao posto central dos acontecimentos. E isso deve acontecer desde a fase de planejamento.

Estabelecer que determinado lote de ingressos permitirá um acesso exclusivo para atrações específicas ou que a compra antecipada possibilitará uma entrada VIP ao participante, é uma maneira de demonstrar o interesse em agregar um valor real à jornada de consumo.

Ainda no que diz respeito à aquisição dos ingressos, estabelecer uma pré-venda com divulgação inicial para um determinado público pré-selecionado, como, por exemplo, aqueles que já participaram das edições anteriores do evento, também é uma forma interessante de valorizar e potencializar a fidelidade do público.

E por falar em fidelidade, não tem quem não goste da receber um carinho ou um mimo, não é verdade? Investir em brindes úteis e, de preferência, sustentáveis também vale muito a pena e fortalece a proximidade entre marcas e público.

A comunicação como ferramenta estratégica de relacionamento

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A revolução tecnológica das últimas décadas que, no campo da comunicação, provocou a democratização do acesso à internet e o boom das redes sociais fez com que os limites da transmissão de informação fossem eliminados. Atualmente, através das mídias digitais, o público tem a possibilidade de ter informação instantânea, em tempo real e onde quer que ele se encontre.

Muito mais do que plataformas de compartilhamento de informações ou dados, as redes sociais devem ter o papel de elementos geradores de valor para os eventos, conectando o público com as informações e também com as marcas e apoiadores.

Nesse sentido, é necessário desde o planejamento inicial de um evento incluir a comunicação como prioridade, tanto através das redes sociais quanto nas outras modalidades disponíveis, como a imprensa e os veículos de notícia.

E se toda a novidade tende a ser bem recebida, imagina então quando ela chega em primeira mão! Ter um banco de dados com os clientes em potenciais ou os que já tem sua presença garantida nos eventos e criar formas de mantê-los informados com exclusividade é uma estratégia de enorme valor na jornada de consumo.

Para os profissionais, fica a dica: seja criativo e busque maneiras diversificadas de conversar com o público. A utilização do WhatsApp ou o envio de e-mails informativos tendem a ser muito bem recebido pelos participantes.

Dados indicam que no Brasil há mais de 147 milhões de usuários ativos de WhatsApp. Utilizar essa ferramenta estrategicamente é uma forma de manter um diálogo aberto e assertivo com esse imenso público em potencial.

A importância de compreender e investir na jornada do cliente

Crédito da imagem: Jornada da Experiência do Cliente/Divulgação

Embora seja um assunto em grande evidência na atualidade, a importância da jornada do cliente e como agregar valor às ações comerciais ainda é um tema que encontra uma dissonância entre público e empresas.

O relatório “Tendências em Experiências do Cliente”, publicado pela empresa Zendesk no ano passado, apontou que se para 89% das empresas brasileiras existe uma relação direta entre o atendimento ao cliente e o desempenho dos negócios, um total de 43% dos consumidores brasileiros sente que o atendimento é algo secundário para as empresas, mostrando a divergência entre a expectativa do público e as ações do mercado.

Para criar maneiras reais de agregar valor à jornada dos consumidores, não há ação melhor do que entender de fato as mudanças do mercado e, principalmente, os novos desejos e interesses dos consumidores.

Esses são alguns dos objetivos da “Jornada da Experiência do Cliente” que acontece no dia 28 de setembro, a partir das 19h, no teatro da Arena Multiuso na cidade de Tubarão. A ideia é fornecer informações para que as experiências sejam transformadas em resultados reais para as empresas e profissionais.

O evento contará com a palestra de Daniela Augusta, que é fundadora da Universidade da Experiência do Cliente e especialista em experiência do cliente e do funcionário.

Um dos aspectos centrais do evento é demonstrar que a customização e personalização das estratégias adotadas fazem a diferença, ou seja, o planejamento de uma palestra ou seminário deve ser diferente de uma apresentação musical, afinal de contas as expectativas e desejos do público também tendem a ser muito distintos em cada uma dessas realizações.

Para o público catarinense, vale destacar que o evento é gratuito e as vagas são limitadas. Então, programe-se e mergulhe no conhecimento da jornada do cliente.

O orçamento muito além da prestação de contas

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Para os profissionais e empresas que buscam elaborar um evento ou ação de sucesso, um elemento que é de fundamental importância na fase de planejamento é correlacionar de forma assertiva o orçamento com os objetivos do projeto.

Quando falamos na geração de valor, essa relação entre os investimentos a serem empregados e os resultados a serem alcançados precisa ser feita com dedicação ainda maior, para que os benefícios sejam potencializados entre todos os envolvidos.

Os profissionais de eventos precisam analisar o orçamento dos clientes de forma estratégica e não pensando apenas como uma conta a ser paga ou uma relação de custos. É necessário, com a verba disponível, entregar sempre mais valor do que o cliente espera. E, para isso, é essencial criar uma espécie de equação que contemple de forma igualitária a entrega do evento, a verba disponível e o resultado daquilo que se pretende comunicar.

E não há dúvidas que esse é um processo que requer muito mais transpiração do que inspiração. Fazer uma boa pesquisa de mercado para conhecer os diferenciais das empresas e fornecedores, ter uma estimativa adequada do número de participantes e manter o controle das despesas diretas e indiretas são formas de gerir de maneira positiva um evento e não se desestabilizar no caso de algum contratempo.

Para agregar valor real ao público e, especialmente, às marcas e apoiadores, é necessário que o orçamento vá além de prestação de contas, e seja uma ferramenta de caráter estratégico. O sucesso da ação e a satisfação dos participantes depende muito de uma planilha de custos correta. Afinal, é impossível colher bons resultados sem primeiramente plantar com atenção, dedicação e entusiasmo.