A sustentabilidade como diferencial no setor de eventos

A adoção de políticas sustentáveis se conecta com os anseios do público e atrai o interesse de marcas e anunciantes.

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Crédito da imagem: Freepik

Uma das características que definem o mercado contemporâneo são as mudanças constantes no perfil de consumo. Temáticas e assuntos que até pouco tempo atrás estavam presentes apenas dentro dos estudos acadêmicos, já se consolidaram como estratégias de vital importância em todos os nichos.

Um bom exemplo disso é a sustentabilidade. De acordo com um estudo desenvolvido pela Opinion Box, plataforma especializada em pesquisas de mercado, o assunto já se tornou um tema relevante para 82% dos brasileiros. Outro dado que reforça esse novo comportamento é que 37% do público afirma que já deixou de consumir produtos de empresas que não tem uma política definida nessa área.

No setor de eventos essa realidade também se faz presentes. Eventos dos mais variados formatos e tamanhos vem apostando em estratégias que têm como meta prioritária a redução do impacto ambiental das ações e a valorização das pessoas e das comunidades.

Da distribuição de brindes para quem utiliza copos recicláveis até a montagem das estruturas com materiais 100% reciclado, não há limites para incorporar a sustentabilidade dentro das ações. O tema dessa coluna é justamente esse: como a sustentabilidade se tornou um diferencial para os eventos. Boa leitura!

Aplicação da tecnologia na busca de soluções sustentáveis marcam The Town.

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Crédito da imagem: The Town/Instagram

O The Town, evento musical que aconteceu na primeira quinzena de setembro na cidade de São Paulo, já conquistou um espaço especial no coração dos brasileiros. Não é à toa que o vídeo que o cantor Bruno Mars publicou em suas redes sociais reverenciado o país se tornou um hit com milhões de visualizações em pouco tempo.

Além do excelente cast de artistas que se apresentaram, um ponto que chamou a atenção foi a utilização absolutamente assertiva dos recursos tecnológicos para o desenvolvimento de soluções sustentáveis.

Um dos maiores acertos foi disponibilizar aos participantes benefícios reais e concretos na adoção de práticas sustentáveis. E isso aconteceu através do oferecimento de brides especiais como capas de chuva, cangas, pochetes e até mesmo ingressos para quem optava pela reutilização de copos. A ideia foi tão bem estruturada que havia, inclusive, um espaço para a higienização dos copos.

Uma série de outras ativações ligadas à sustentabilidade marcaram o evento. Para recolher e levar produtos até a área de alimentação, havia um veículo elétrico, fazendo com que em todo o trajeto percorrido não houvesse emissão de carbono e outros gases poluentes, reduzindo de forma considerável os impactos ao meio ambiente.

A utilização de energia limpa também foi um destaque durante os dias de show. Diversos postes de iluminação eram abastecidos com energia solar. A perspectiva dos organizadores é que pelo menos 10 toneladas de resíduos descartáveis não foram geradas em virtude das ações postas em prática.

A sustentabilidade se tornou verdadeiramente um dos legados do festival, basta pensar que entre os produtos oficiais do evento estavam um chaveiro em formato de disco de vinil confeccionado em aço 100% reciclável e cuja venda foi revertida para projetos sociais.



Segmento turístico internacional também é destaque nos investimentos em sustentabilidade

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Crédito da imagem: Freepik

O setor de eventos e a atividade turística sempre foram segmentos de mercado que caminharam de forma conjunta. Isso está acontecendo também no que diz respeito à importância da sustentabilidade dentro das estratégias das empresas.

Uma pesquisa encomenda pelo International Tourism Partnership, organização mundial que batalha por uma hotelaria mais sustentável e reúne algumas das principais cadeias do setor, ressalta que o segmento de hotéis e estabelecimentos similares deve reduzir suas emissões de carbono em 66% até o ano de 2030 e um total de 90% até 2050.

Para atingir esse cenário futuro, as ações sustentáveis já se iniciaram e se caracterizam por sua pluralidade. Desde uma perspectiva mais sustentável no que diz respeito ao consumo de recursos até mesmo a utilização de energia limpa, diversas são as modalidades com as quais as políticas sustentáveis se manifestam dentro da rede hoteleira mundial.

No que tange a relação entre o turismo e os eventos, é importante ressaltar que as modificações nos padrões de consumo dos últimos anos, que aconteceram devido a fatores históricos, culturais, comerciais e até mesmo ambientais, fez com que os turistas e participantes de eventos fizessem da sustentabilidade uma prerrogativa, ou seja, ações e ativações que levantam essa bandeira tendem a ter um engajamento maior do público.

Vale ressaltar ainda que a busca pela sustentabilidade é uma jornada coletiva em que além do público e dos realizadores, a sociedade como um todo deve ser incluída. É somente com a soma dos esforços que é possível criar condições melhores para o meio ambiente e para as pessoas.

Crescimento econômico sustentável é o tema do ESG Summit Brazil

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Crédito da imagem: ESG Summit Brazil/Instagram

Como a sustentabilidade se configurou em um diferencial estratégico nos mais diversos setores do mercado, nada mais natural do que a criação de eventos para debater o assunto e apresentar os caminhos e oportunidades.

É exatamente esse o foco do ESG Summit Brazil que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro, em Florianópolis, tendo como tema “O Futuro é Verde”. O evento reunirá mais de 200 líderes convidados de todo o país.

Conforme ressalta o idealizador da inciativa, Lucas Maritins, “olhar para trás, através de indicadores e relatórios, é importante para compreendermos como chegamos até aqui, também já sabemos o que é preciso fazer, falta agora responsabilidade, ação, liderança e engajamento. Entendendo que é possível crescer, gerar ainda mais prosperidade e riqueza, mas com um olhar e criatividade necessária para esse novo momento”.

É importante ressaltar que o Brasil está entre as principais nações com perspectiva de crescimento e, nesse momento, a ideia do desenvolvimento sustentável se torna ainda mais forte através da valorização da biodiversidade, do espaço territorial e da capacidade criativa dos brasileiros.

O evento terá uma premiação especial para os destaques do setor e já conta com mais de 50 marcas multisetoriais confirmadas. Mais detalhes estão disponíveis no site https://esgsummitbrazil.com/

Como adotar soluções sustentáveis para os eventos de forma prática e objetiva

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Crédito da imagem: Freepik

Apesar de ter se consolidado como uma estratégia de valor em praticamente todas as áreas, a sustentabilidade ainda é um conceito novo. E o aspecto positivo dessa novidade é que ela pode se manifestar das formas mais variadas e inéditas. Ou seja, não existe uma cartilha exclusiva de como incorporar soluções sustentáveis nos eventos. O ideal é ter um planejamento estratégico e entender quais ações se conectam mais com o público e podem ser desenvolvidas com tranquilidade.

Confira, abaixo, 4 dicas de como potencializar a sustentabilidade nos eventos.

1.Escolha um local com boa acessibilidade

Ao definir um espaço que seja centralizado e fácil de ser acessado, é possível evitar impactos com transporte coletivo e emissão de gases, por exemplo.

2.Selecione bem os parceiros

Escolher parceiros e prestadores de serviço que tenham entre seus valores a causa ambiental é uma boa forma de potencializar a sustentabilidade nos eventos.

3.Escolha alimentos e produtos locais e da época

A alimentação é sempre um assunto importante dentro de um evento, por isso, opte por produtos que sejam produzidos localmente enfatizando a questão da sazonalidade.

4.Valorize a comunidade local

Grandes eventos devem contar com o apoio das pessoas, por isso, crie formas de valorizar as comunidades do entorno beneficiando as pessoas e o meio ambiente.

Por Alisson Barcelos
Diretor | SB+ Eventos

Acompanhe também a coluna no portal do Acontecendo Aqui.
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