O protagonismo feminino no mercado de eventos

protagonismo feminino

Dois atributos que se encaixam com perfeição nas definições do mercado de eventos é a multiplicidade e a pluralidade. Nesse sentido, é bastante natural que o protagonismo feminino venha se tornando cada vez mais expressivo no mundo dos eventos. Inclusive, em todo o país, os eventos que tem como foco o universo feminino estão se multiplicando.

Embora existam muitas barreiras e desafios a serem superados para uma verdadeira quebra de paradigma, não é exagero afirmar que as mulheres vêm assumindo gradativamente um papel de protagonismo dentro do mercado de eventos.

Esse artigo tem o objetivo de conversarmos e debatermos sobre esse tema de grande relevância dentro do panorama nacional.

Boa leitura.

Os desafios em busca da igualdade de gênero no mercado de eventos

A participação feminina no mercado de trabalho vem evoluindo de forma considerável nas últimas décadas. Inclusive, Santa Catarina está acima da média nacional quando falamos em percentual de empreendedoras, são 35% de mulheres donas dos seus próprios negócios.

No entanto, se do ponto de vista quantitativo os resultados são expressivos, o mesmo não ocorre quando a análise é qualitativa. A diferença de remuneração ainda é persistente entre homens e mulheres e, também, na ocupação de cargos de direção ou gestão, dominados majoritariamente pelos homens.

E mesmo que a democratização no setor de eventos seja intensa, algumas atividades mais técnicas como a gestão comercial ou a captação de recursos, ainda não possuem números expressivos de profissionais mulheres ocupando-os. Consequentemente, o número de mulheres ocupando funções estratégicas que impactam diretamente no sucesso dos eventos ainda é pequeno.

Empoderar o público feminino é uma forma de valorizar todo o mercado e, principalmente, as profissionais que fazem parte dele.

2 Eventos voltados para o protagonismo feminino

1ª Edição do Delas Summit aconteceu em Balneário Camboriú

No dia 12 de maio, o programa Sebrae Delas Mulher de Negócios promoveu o Delas Summit 2023, uma iniciativa organizada pela SB+ Eventos e que teve como objetivo impulsionar e fortalecer negócios liderados por mulheres. O evento acontece no Expocentro Balneário Camboriú e busca promover o networking, o desenvolvimento pessoal e profissional e o fortalecimento das mulheres no mercado.

Entre as palestrantes, o destaque ficou para Carol Paiffer, CEO da Atom, a maior empresa de traders da América Latina. Além dela, palestrantes como Adriana Loch, Ana Oliveira e Letícia Lucca, Chai Carioni, Daniela Viek, Fabricia Borba, Patricia Santos e Vanessa Tobias também fizeram parte do evento. No total, foram mais de 2.000 mulheres impactadas.

Women’s Music Event celebra a força feminina no cenário musical do país

Idealizada por Claudia Assef e Monique Dardenne em 2016, a plataforma estreou em março de 2017 com a Women’s Music Event, maior encontro de mulheres da indústria da música em São Paulo.

A 7ª edição do evento acontecerá entre os dias 15 e 18 de junho de 2023 e terá como madrinha a cantora Karol Conká.

Durante os dias do evento, o público poderá aproveitar uma lista de atrações com atividades como oficinas, painéis e shows gratuitos em quatro pontos da cidade.

Além do encontro, acontece anualmente a WME Awards by Music2!, premiação desmembrada em três frentes: categoria voto popular, categoria voto técnico e homenageadas pelo conjunto de sua obra.

Mais informações estão disponíveis clicando aqui.

Eventos destinados às mulheres ganham projeção em todo o Brasil 

As profundas mudanças sociais e comportamentais dos últimos anos têm um papel significativo na busca das mulheres por maior autonomia e independência. Dessa forma, é natural que o mercado de eventos destinados a atender esse desejo de liberdade e empoderamento venha crescendo em todo o país.

Inclusive, em março deste ano, foi possível perceber em praticamente todo o país, diversas ações que foram postas em prática visando ampliar as possibilidades de contato e networking entre o público feminino e, principalmente, ampliar e consolidar sua expressividade como ente social.

Por isso, para as marcas que planejam reforçar sua conexão com o público feminino ou para as empresas de eventos que buscam profissionais capacitadas e comprometidas, a inclusão das mulheres no mercado de eventos é uma ação positiva.

Ganham as empresas, as mulheres e toda a sociedade.