O profissional do agora é aquele que assume o protagonismo de sua vida e carreira

Evento promovido pela SB+ Eventos debateu a transformação de talentos e habilidades para inovar na crise

Em um cenário de incertezas como este que o país enfrenta, todos os profissionais foram convidados a uma transformação – um novo olhar para um momento de mudanças – e com duas opções: esperarem que elas aconteçam ou serem os agentes da transformação. E é sobre este segundo tipo de pessoa que queremos falar. Porque “O Profissional do Agora” é aquele que não espera. É aquele que compreendeu que o momento para criar novas oportunidades, se expressar e agir atrás dos seus objetivos é agora. O profissional do agora é aquele que é protagonista de sua vida e da sua carreira.

Esta foi a conclusão do evento online e gratuito “O Profissional do Agora”, realizado pela SB+ Eventos, em comemoração aos 11 anos da empresa, no último dia 23 de junho. Transmitido ao vivo a partir de Florianópolis, o evento reuniu 300 pessoas e teve alcance mundial. Porque muito mais do que simples palestras, instigou a ação e a interação.  

Protagonismo é a alma da mudança

As convidadas Adriana Machado Thomé, presidente ABRH SC, Maria Augusta Orofino, que atua como consultora organizacional e em empreendedorismo, Chai Carioni, mentora de líderes e coaching de Carreira e Carla Barcelos, cofundadora SB+ Eventos e especialista em gestão e liderança de pessoas com foco em desenvolvimento humano falaram sobre esse novo cenário e da importância de agir. “Crises e oportunidades andam lado a lado. Contribuem para nos fazer crescer, evoluir. Que sejamos persistentes, resilientes e que nunca deixemos de lado os nossos objetivos”, ressalta Adriana Thomé. 

Um dos segredos para se tornar um profissional do agora é ter capacidade de inovar. Neste sentido, a consultora organizacional Maria Augusta Orofino, direto de São Paulo sentenciou: “Inovação é a arte de resolver o problema de alguém. E não precisa se prender à sua profissão. Qual é a sua maior habilidade e como ela vai ajudar aos outros?”, reiterou. 

O positivo do negativo: por em prática o planejado há anos e não feito

Mentora de líderes e coaching de carreira, Chai Carioni também falou sobre autorresponsabilidade: é preciso agir, enfrentar, mudar e não esperar pelas mudanças. “Todos sabem o quanto dói mudar. Mas a crise chegou e a parte positiva do negativo (a crise, no caso) é colocar a percepção para funcionar e acionar a capacidade de fazer o que há tempos estava sendo adiado”, considera ela, que apresenta o Método AGORA (autoconhecimento, garimpo, organização, realização e agradecimento) para quem quer começar a agir.

“O sucesso é uma decisão. Comece por você e tenha sempre em mente que só acerta quem se atreve a fazer algo.” Para ela, é importante romper com o medo da crítica e do julgamento e realizar sem se esquecer de se divertir com a jornada.

Interação com os participantes

 Durante o evento, Chai pediu para que os participantes respondessem a uma pesquisa sobre as mudanças que este novo cenário têm trazido às empresas e profissões. Dos respondentes, 12% disseram que seguem exercendo as mesmas funções; 39% responderam que tiveram de desenvolver novas habilidades; 2% ainda estão aguardando mudanças; 13% perderam a função e não sabem como recomeçar; e 32% informaram que mudaram completamente o que faziam. 

Balanço: respostas além de insights

Para Carla Barcelos, cofundadora da SB+ Eventos, o evento “O Profissional do Agora” traçou um caminho objetivo, dinâmico e interativo no qual o ponto de partida é um novo olhar para o ser, para o profissional se reconhecer uma potência criativa capaz de transformar habilidades e talentos. “A autorresponsabilidade faz parte do movimento de saber-se agente desse momento e criar oportunidades a partir da descoberta de novas formas para o agir. Foi uma experiência única, um conteúdo desenvolvido com o propósito de entregar respostas além de insights”, ressalta. 

A empresária avalia que o evento cumpriu o objetivo de proporcionar a vivência de um evento híbrido – em parte online e em outra presencial – com tanta proximidade entre os participantes e palestrantes quanto os eventos ao vivo. “Ficamos imensamente felizes com os feedbacks dos mais de 300 inscritos que sentiram e receberam a essência do evento. Obrigada às palestrantes, aos apoiadores e a todos que nos presentearam com sua presença.”

Apesar das desafios de reunir as pessoas em um local para eventos fixos, o empresário Alisson Barcelos, cofundador da SB+ Eventos, considera que o evento foi um sucesso. “Atingimos o objetivo de fazer as pessoas interagirem e se sentirem participantes de um evento, além de proporcionar conteúdo de muita qualidade fruto de um planejamento antecipado e um ótimo trabalho de direção e de comunicação.”

Reinvenção da SB+ Eventos com o novo cenário

O evento “O Profissional do Agora” foi a forma que os empresários Alisson e Carla Barcelos encontraram para comemorar a reinvenção da SB+ Eventos com a imersão no mercado de eventos online. A empresa acaba de completar 11 anos no mercado de produção e organização de eventos corporativos e sociais. Nesta sexta-feira (26), inclusive, serão a empresa responsável pela organização e transmissão completa do show da banda gaúcha Nenhum de Nós para um evento fechado, que será transmitido para 5 mil pessoas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Olá, como posso ajudar?