Case SB+ Eventos: Seminário ABDEH Digital 2020

Evento híbrido produzido pela SB+ marcou a transformação digital da entidade

A SB+ Eventos começou o mês de outubro com uma grande realização: o “Seminário ABDEH Digital 2020 – Cenários da Pandemia: Vivências e Aprendizados”, um evento híbrido – parte online e parte presencial – promovido pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH) em substituição ao IX Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (CBDEH), que foi adiado para 2021 em razão da pandemia de Covid-19. 

Transmitido diretamente do Hotel Cambirela, em Florianópolis, para todo o Brasil e América Latina, o evento contou com a presença online de painelistas-referências nacionais e internacionais, além de participantes de todos os cantos – literalmente – do País e de diversos países. “Um evento online, seja ele híbrido ou não, rompe as barreiras geográficas, se torna mais acessível a todos, o que faz com que mais pessoas se disponibilizem a participar. O  evento da ABDEH foi um sucesso de público e de crítica”, considera Alisson Barcelos, cofundador da SB+ Eventos.

Foram quase seis meses de planejamento, cerca de 20 profissionais da SB+ Envolvidos na produção, dois dias de evento – 8 e 9 de outubro -, mais de 30 palestrantes e 22 horas de conteúdos; 703 inscritos e 542 acessos únicos – muitos inscritos que estavam em suas respectivas empresas acessaram de salas de reuniões apenas com um único link -, mas mesmo assim, o seminário registrou uma conversão de 77%. 

Para a equipe da SB+ Eventos, atuar no evento foi uma grande oportunidade de ir além. “Conseguimos inovar, incrementar soluções e desafiar todos os envolvidos em prol de uma experiência única e inesquecível para o público, para o cliente e para as empresas patrocinadoras do seminário”, considera Alisson Barcelos.

Interatividade e análise de dados

Em parceria com a Event Mining, a SB+ Eventos foi pioneira no Brasil ao oferecer análise de dados, de sentimentos e de reputação em eventos (webinares, shows e talk shows) – tudo em tempo real. Este é um novo formato de avaliar resultados, de afinar o discurso e de se comunicar de forma eficaz com o público, mesmo à distância. Com o “Seminário ABDEH Digital 2020 – Cenários da Pandemia: Vivências e Aprendizados” não foi diferente: foram mais de 10,4 mil conexões, e quase 300 perguntas e curtidas em perguntas, além de 2 mil conversas no chat e quase 1,5 mil curtidas dentro do chat. Nas interatividades, quase mil respostas registradas. “Com esses dados em mãos, o produtor de evento consegue potencializar o relacionamento com o público, criando ações com foco no resultado”, considera Alisson Barcelos.

Cuidados com a saúde e acessibilidade 

Na SB+ Eventos, a responsabilidade é mesmo de ponta a ponta. Por isso, a produtora seguiu rigidamente os protocolos de segurança (distanciamento social, uso de máscaras e de álcool gel, higienização de equipamentos, número reduzido de pessoas, entre tantas outras ações), para realizar o melhor evento e com a máxima segurança à saúde dos envolvidos. 

O evento ainda se preocupou com a acessibilidade e com todos os protocolos de biossegurança : audiodescrição do cenário para inclusão dos deficientes visuais e libras e closed captions para deficientes auditivos.

Aplicativo para formar comunidade

Uma das soluções oferecidas pela SB+ Eventos para que o seminário se tornasse um marco na transformação digital da entidade e para que fosse o meio para unir as comunidades que trabalham com o desenvolvimento e a construção de espaços de assistência à saúde foi o aplicativo. Disponível para Android e IOS, o app se tornou o meio de comunicação oficial dos inscritos no seminário – deu acesso à programação do evento e aos currículos dos palestrantes, oportunizou a participação de chats e quizzes, disponibilizou notícias, conteúdos exclusivos e interatividades, e networking, entre outras funções. 

Depoimento do cliente

O Seminário ABDEH Digital 2020 foi organizado pela gestão do então presidente Emerson da Silva. Um dos pontos mais elogiados por membros das diretorias e pelos participantes foi o fato de o evento, por ser híbrido, reunir em um único local pessoas de todos os cantos do país. “Um dos propósitos da nossa gestão era integrar o Brasil, levar conhecimento aos quatro cantos deste país continental. O evento foi uma forma efetiva de tornar isso tangível e real, conectando os extremos do país em um mesmo lugar. A nossa rede… a comunidade ABDEH!”, ressaltou o então presidente – ele deixou o cargo durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada no primeiro dia do evento, também de forma online.

A proposta do evento, 100% digital, feito de forma híbrida – parte online e parte presencial –, foi de, além de garantir a segurança dos participantes e palestrantes, entregar conteúdo de alta relevância para toda a cadeia relacionada ao setor de espaços de assistência à saúde, independentemente de onde as pessoas estejam. “Entendemos que talvez fosse o momento de ampliar as conexões que geram conhecimento e o debate sobre temas relacionados ao setor, mantendo unida e bem informada a nossa comunidade”, ressalta Emerson da Silva, então presidente da ABDEH.

“Ser criativo com limitação de recursos e insumos é o verdadeiro sentido da criatividade. A SB+ é uma empresa assim. Com todos os recursos indisponíveis que a pandemia nos trouxe, restou à equipe ser criativa. É um time jovem, superantenado e isso nos dá condições de cocriar. Juntamos nossas experiências e expectativas e criamos uma nova cara para os eventos”, considera Emerson da Silva, explicando que a equipe da SB+ Eventos realizou o evento trabalhando de forma leve. “O resultado foi esse grande evento, nos mostrou que dá para fazer diferente. Quando se quer, se faz.”

Para ele, a partir do Seminário ABDEH Digital 2020, uma nova realidade se abre para a entidade.