As 5 principais tendências para eventos em 2022

Por Alisson Barcelos

É comum que todo o início de ano a gente reflita sobre certas previsões e não poderia ser diferente para nós que atuamos no setor de eventos. 

Entre as transformações que vimos os eventos passarem nesses dois últimos anos, tiramos muitas lições. Todo esse conhecimento obtido de forma intensa nos faz repensar o jeito de fazer eventos para os próximos meses.  

Separamos então as cinco principais tendências para os eventos em 2022. Check list na mão e vamos juntos atualizar nossos planners, pois os eventos não serão mais os mesmos. 

Ao ar livre

A chegada da nova onda da pandemia só reforça esta característica. Enquanto não estivermos livres deste mal, a primeira opção para realização do seu evento deve ser sempre a de um local aberto, ventilado e amplo.

Sustentáveis

Se a sua empresa está atenta aos preceitos da ESG, environmental, social and governance, seus eventos também devem estar. Compensação de carbono, insumos renováveis, um olhar para a origem e o descarte dos materiais, inclusão, segurança, entre tantos outros cuidados. Não dá mais para planejar eventos sem pensar no impacto que eles geram para o meio ambiente, na responsabilidade social e governança.

Inclusivos

A inclusão é um assunto urgente e merece ser aprofundado. Essa característica deve ser prevista desde a etapa de planejamento, visando a democratização e a diversidade do seu projeto: eventos devem ser para todos. Pessoas com deficiência, por exemplo, podem ser participantes ou protagonistas do seu evento. Portanto, a acessibilidade deve estar presente em todos os locais, desde as plenárias, passando pelos palcos e camarins. O uso de legendas em materiais audiovisuais também é essencial. A contratação de intérprete de libras, além dos cuidados com as restrições alimentares devem ser previstas. E esses são apenas alguns exemplos de cuidados.

Interativos 

2020 e 2021 foram dois anos de grande aprendizado no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias para eventos, como por exemplo, inteligência de dados e aplicativos. Engajamento, interatividade e resultados que podem ser mensurados em tempo real são alguns dos benefícios. Pelo fato de fornecerem informação na palma da mão, as tecnologias se tornam importantes aliadas do público e das empresas que gerem os eventos. Os sistemas continuam sendo aprimorados e o uso desses recursos é um caminho sem volta. No que tange o presencial, cabe ainda explorar as experiências sensoriais como forma de promoção e interação com as marcas. Mexer com emoções é um ótimo caminho para engajar os participantes.

Híbridos 

Se você nos acompanha há algum tempo, já deve ter nos ouvido dizer que eventos híbridos vieram pra ficar. Especialmente para os casos de eventos corporativos e de conteúdo. Um evento presencial com transmissão simultânea permite chegar onde nunca se esteve antes e alcançar seu público seja onde ele estiver. Por outro lado, proporcionar experiências que possibilitem o desligamento do mundo off line, pode ser uma atração que promove equilíbrio, tão desejado nos dias atuais.

Você concorda com as nossas indicações? Incluiria mais alguma tendência? Então comente aqui e vamos debater sobre o assunto.

Conte com a equipe da SB+ Eventos para promover seus projetos em 2022.

× Como posso te ajudar?