5 DICAS PARA ENGAJAR SEUS COLABORADORES EM EVENTOS DE CAPACITAÇÃO

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Os eventos de treinamento e capacitação de colaboradores tem se tornando cada vez mais importantes dentro das empresas, especialmente em períodos de crise, onde as equipes são desafiadas a fazer mais com menos recursos, e dentro de um mercado super competitivo onde é preciso estar em constante atualização e em busca de inovações.

Além disso, o incentivo ao desenvolvimento constante é um dos pontos de atração e retenção de colaboradores que valorizam a imagem de suas empresas como marca empregadora.

Então, fique ligado nessas cinco dicas que preparamos para você organizar seu próximo evento de treinamento e capacitação. São cuidados que nós, da SB+ Eventos, gostamos de ter com as empresas que realizam esse tipo de evento conosco.

ANTES DE SAIR FAZENDO, OUÇA E ALINHE OBJETIVOS

Sua empresa tem objetivos e seus colaboradores são as peças-chave para que eles sejam atingidos. Mas lembre-se: colaboradores também possuem objetivos pessoais e profissionais. Então, antes de propor treinamentos, escute. Ouça o que seu colaborador tem a dizer: o que ele pensa sobre a carreira, onde quer chegar, se ele vê um futuro dentro da empresa, quais suas principais dificuldades e desafios, como você pode contribuir para isso e claro, na contrapartida, como ele poderá dentro desse plano contribuir para o futuro da empresa. Convergir as duas visões é traçar um caminho onde ambos se beneficiam e ajudam um ao outro a crescer. Deu match de interesses? Sim? Então agora fica mais fácil trazer opções de treinamento que agreguem e façam sentido para as duas partes.

GARANTA UMA BOA INFRAESTRUTURA 

Especialmente durante a pandemia, onde muitos dos eventos de treinamento e capacitação migraram para o online, é imprescindível que os participantes dos eventos tenham acesso à infraestrutura de boa qualidade: notebook, um bom sinal de internet, fone de ouvido e microfone. Em geral, as pessoas participam dos treinamentos diretamente de suas casas. Você sabe se o seu colaborador está com todos esses itens de acordo para garantir o acesso e um bom acompanhamento e participação no curso? Lembre-se de checar essas questões e se for o caso, verifique como você pode viabilizar as situações mais críticas. Demonstrar esse olhar atento aos recursos disponíveis e cuidado desde o início faz toda a diferença no reconhecimento e no engajamento do participante.

O ENGAJAMENTO COMEÇA ANTES DO EVENTO INICIAR

Garanta um plano de comunicação com ações que iniciam antes do dia do evento. Orientações de acesso à plataforma, dicas para deixar o ambiente mais propício para o momento de estudo, orientações de suporte em caso de dificuldade, teasers e atividades pré-evento, envio do material de forma prévia envolvem o colaborador antes mesmo do treinamento de fato começar.

INVISTA EM PLATAFORMAS EXCLUSIVAS E CUSTOMIZÁVEIS

Quanto mais personalizada a navegação, melhor a experiência e engajamento. Com o uso de plataformas customizáveis, você poderá conhecer o seu público, promover interações, quiz e enquetes, acompanhar o engajamento, gerando dados para melhorar cada vez mais a experiência dos participantes e a efetividade do seu treinamento.

FIQUE ATENTO À USABILIDADE E FLUIDEZ DO CONTEÚDO

Coloque-se o tempo todo no lugar do participante para garantir que o conteúdo será transmitido da melhor forma e o mais importante: será compreendido. Ilustrações, convidados especiais (que tal uma participação do presidente ou membro da diretoria da empresa na abertura ou encerramento do seu treinamento), palestrantes surpresa, gamificações, brindes, premiações e recompensas, vídeos e materiais para download (leves), legendas e trilhas. Saia da caixa e inove no seu evento de treinamento. Quanto mais criativo, interativo e lúdico, mais interessado e engajado seu público vai ficar.

Aqui na SB+, dentro do nosso longo histórico de organização de eventos, estão os eventos de endomarketing. Já são centenas que tivemos a oportunidade de produzir, com o intuito de capacitar colaboradores. Conte com a nossa experiência para garantir o sucesso do seu evento. Ficaremos felizes em contribuir com os seus resultados.